Política

Lula apoia Rands e sela destino de João da Costa

Lula apoia Rands e sela destino de João da Costa

26/03/2012 17:34

Por Ricardo Antunes*

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, conseguiu ontem o sinal verde do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para a candidatura do deputado federal Mauricio Rands à prefeitura do Recife. Com isso, o atual prefeito João da Costa sofre o seu mais duro revés desde que imaginou que seria o candidato oficial do PT, depois da última visita oficial da Presidente Dilma ao Recife. Apenas 22 quilômetros separavam o governador, que estava em São Bernardo do Campo, do prefeito, que tinha chegado a São Paulo no domingo pela manhã para exames clínicos no Hospital Samaritano, em Higienópolis. A distância política no entanto, era colossal. Enquanto o governador jantava com Lula e discutia a aliança entre o PSB e PT em vários municípios do país, o prefeito Joáo da Costa tentava agendar um encontro com o presidente do PT Rui Falcão, para essa segunda. O mesmo Falcão que estava, não por acaso, no jantar ao lado de Lula, Eduardo e do Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Para que não haja questionamento quanto a eventual interferência do governador, a estratégia usada será a de dizer que embora Rands conte com a simpatia do PSB, o assunto sobre a sucessão interna do PT deverá ser resolvido internamente pelas lideranças petistas através de um entendimento ou ainda da disputa de prévias. Eduardo Campos sabe que não poderá correr riscos na eleição municipal, considerada fundamental para as suas pretensões políticas em 2014. E sabia que o nome de Rands, que foi líder do PT da Câmara durante o período mais conturbado do governo Lula – crise do mensalão – era de fácil digestão para o ex-presidente.

Relaxado, o governador pernambucano ainda teve tempo de convidar Lula, que recupera-se do seu tratamento, para um descanso em uma das praias do litoral sul de Pernambuco. O ex-presidente agradeceu o convite e disse que só espera o aval dos médicos para tal. Quando o Learjet da Weston Taxi aéreo pousou no Aeroporto Internacional de Brasília, hoje pouco antes do meio-dia, o destino do prefeito do Recife, João da Costa já estava selado.

 

*Conheça Ricardo Antunes, clique aqui.

Comentários

Eudes correia de melo - 29 de março de 2012

Quero saber o que Lula E Eduardo querem do povo do Recife,nesses 12 anos o melhor prefeito do Recife foi João Paulo o mesmo foi o deputado mais votado na capital nesta ultima eleição o povo quer João Paulo de volta, mim expliquem este escanteio em João Paulo,vão apresenta-lo para o governo do estado ai sim aceitamos, mais caso contrario parem de brincadeira
que a prefeitura do Recife não é laboratório ou trampolim, JP saber o que esta errado e o tem a ser feito hoje o prefeito atual vem dando continuidade aos projetos deixados por JP ,Mauricio nunca administrou nada não tem bagagem algunha manda ele para Brasilia não é o que o povo quer,o Recife precisa avançar para 2014 e JP tem o aval da população,esta atitude de perseguir PJ é o prazer da oposição olhem que a frente a cada dia esta ficando fragilizada,brincadeira tem hora,estão bulindo com o sentimento alheio o povo é quem diz e manda,é só um alerta quem quer tudo termina sem nada.

[Reply]

Opine e entre na discussão