Política

Mais uma chance de debate contra o Alzheimer do eleitor

Mais uma chance de debate contra o Alzheimer do eleitor

23/08/2012 11:17

Por Ricardo Antunes

O encontro dos principais candidatos hoje à tarde nos estúdios da TV Jornal, para debate que será transmitido pelo portal NE10, é mais uma oportunidade para os candidatos mostrarem o quanto valorizam o verdadeiro embate democrático de propostas e ideias.

Em coincidência irônica  do destino, o debate será realizado no dia do aniversário do senador Jarbas Vasconcelos, ex-companheiro dos democratas e especialmente de Mendonça Filho, com quem dividiu o governo de Pernambuco durante oito anos

Hoje Mendoncinha pode perguntar a Geraldo Júlio, neoaliado de Jarbas, por que batia tanto no governo da extinta aliança PMDB/DEM quando foi secretário de Eduardo Campos. Assim como Daniel pode perguntar a Geraldo e a Humberto quais os motivos da separação, já que a coligação PT/PSB foi eleita com João da Costa e Milton Coelho, esse último um dos manda chuvas do PSB local.

A desavença dos vices e as contradições partidárias que intrigam o eleitorado certamente estarão novamente nas discussões. Também será difícil retirar Lula e Eduardo da pauta. Afinal, o criador e a criatura, brigaram mesmo?

Mas os candidatos bem que poderiam tentar focar um pouco mais nos problemas de uma cidade complexa como o Recife. As propostas concretas e factíveis de melhoria da gestão precisam aparecer, para que a população tenha elementos para fundamentar a decisão do voto sem precisar recorrer exclusivamente à fé nos andores, ou à simpatia benevolente dos sorrisos de campanha.

O mais provável, no entanto, é que o debate do NE10 venha acirrar mais um pouco os desentendimentos políticos entre os ex-aliados que se enfrentam agora, de braços dados com ex-adversários como se fossem amigos de infância.

Mas dizem que eleitor não tem memória, sofre de Alzheimer precoce. Será?

Opine e entre na discussão