Sem Censura

O julgamento de Lula. Por Ricardo Antunes na Coluna do Meio Dia

O julgamento de Lula. Por Ricardo Antunes na Coluna do Meio Dia

28/05/2012 18:50

A denúncia de que o ex-presidente Luis Inácio da Silva estaria fazendo pressões muito pouco republicanas sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não chega a ser nenhuma surpresa. A acusação contra a maior liderança petista no País é de que ela estaria tentando atrasar o julgamento do mensalão pelo tribunal para depois das eleições municipais.

Os mesmos métodos que forjaram o mensalão e deixaram péssimos exemplos para os brasileiros não poderiam ficar de fora na hora em que se aproxima o exame do processo pelo STF. Ao se expor dessa maneira, na tentativa de proteger José Dirceu e companhia, Lula apenas reforça a tese dos que acreditam que ele tem mais a ver com o esquema e a quadrilha denunciada pelo Ministério Público durante o seu governo, do que se acreditava.

Até porque, para sustentar que um processo com o tamanho do mensalão é invenção da imprensa – e esquecer o respaldo da Polícia Federal, da Procuradoria Geral da República e de uma enormidade de depoimentos – não é improvável que Lula soubesse de tudo.

O julgamento do mensalão não vai passar em brancas nuvens. E o de Lula, infelizmente, deve ficar pra mais tarde, sob a vista imparcial da história.

 

 

Opine e entre na discussão