Política

Lula chega hoje em Brasília para organizar participação do PT na CPI de Carlos Cachoeira

Lula chega hoje em Brasília para organizar participação do PT na CPI de Carlos Cachoeira

24/04/2012 07:03

O ex-presidente Lula viaja, hoje, a Brasília para aplacar a turbulência no PT, que tem afetado a articulação política do governo e as negociações sobre a condução da CPI criada para investigar as ligações políticas de Carlinhos Cachoeira.

A face mais visível dos problemas no principal partido da base governista está na disputa pela definição do nome do deputado que ficará responsável pela relatoria da CPI mista que vai apurar as ligações políticas de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar um esquema de jogos ilegais. Até mesmo denúncias contra integrantes do governo já são atribuídas a desentendimentos partidários.

Segundo uma fonte que falou sob condição de anonimato, o nome com maior apoio dentro do partido, que conta com a simpatia de Lula, é o do ex-líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Ele sofre, entretanto, forte resistência da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que tem o apoio dos líderes do PT e do governo na Câmara, Jilmar Tatto (PT-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Tatto tenta desde a semana passada construir um nome alternativo. A primeira opção havia sido o deputado Odair Cunha (PT-MG). Desde sexta, entretanto, o mais cotado é o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). O anúncio será feito até a noite de terça, prazo para a indicação dos nomes.

Lula vê a disputa como um sinal do acirramento das relações entre parlamentares do partido no Congresso e que já teria atingido a ministra responsável pela articulação política, segundo a fonte petista, que pediu anonimato.

“Há a compreensão de que a ministra está envolvida como parte da disputa e tem dificuldade de mediar”, afirmou a mesma fonte.

O ex-presidente havia planejado estar em Brasília na quarta-feira para participar do lançamento de um documentário sobre a posse de Dilma. Segundo pessoas próximas, decidiu antecipar em um dia a viagem para manter as conversas políticas às vésperas do início dos trabalhos da CPI mista.

Segundo petistas, a disputa entre grupos do PT, que tem suas origens na eleição para presidência da Câmara, no início de 2011, se acirrou nos últimos meses. Os desentendimentos entre Ideli e Vaccarezza levaram, segundo uma fonte do Planalto, à saída do deputado da liderança do governo na Casa

Outra fonte do PT afirma que Lula está preocupado com o aprofundamento da disputa dentro do partido e suas consequências para a governabilidade, ainda mais às vésperas de uma CPI em que o governo é o alvo preferido da oposição.

A fonte próxima de Lula afirmou que as recentes críticas públicas feitas por petistas à articulação política do governo “acenderam a luz vermelha no radar do ex-presidente”.

Lula foi um dos principais apoiadores da instalação da CPI mista. Mesmo no Hospital Sírio-Libanês, onde faz tratamento contra os efeitos da radioterapia para tratar um câncer de laringe, ele se reuniu com lideranças políticas do PT e aliados. A passagem por Brasília é vista como um retorno à política após seis meses de tratamento contra o câncer.

Da Reuters

Comentários

Eudes correia de melo - 26 de abril de 2012

É lamentavel esta crise na politica fica claro que vem rolo grosso´lula lá não sei porque ai tem coisas grandes vamos esperar para ver são virtudes da politica Brasileira os jeitinhos alá Brasil todos vão defragar neste episodio é evidente que o circo era bem montado mais não tem mau que dure para sempre,vem ai o fogo amigo as conversas e acordos se não dismonta Brasilia vejam a oposição ter direito a ministerios a cargos do alto escalão e outras coisas é Deus trabalando pela moralização mais eles sabem entra na saga da paz em nome do deixa para lar,eu não sou louco sinto que a casa caiu,ai manda quem esta no poder e outras coisas mais,É interessante este mau ser desvendado a nivel nacional pó um senador metido a casca grossa e que trabalhava em cima dos argumentos demagogicos pela moralização e ética dentro da politica mais um mau carater cara de pau ai doe porque nós sentimos na pele como somos enganados ate pela falsa palavra etica salve se quem põde a policia federal vai sair do caso aCPMI vai confudir tudo direitinho eles sabem da um jeito no judiciario atentos, a hora de aumento vista grossa para o maior caso de corrupção do mundo um congresso envolvido não todos mais a maioria,o esquema é a nivel nacional em quase todos os estados e municipios tem o virus cachoeira é lindo para quem esta lá tenho certeza que o bloco do amor esta fora dessa,é lamentavel meu povo,companheiros mau carate sabemos onde tem nas cachoeiras de Brasilia,estou com raiva o BLOCO DO AMOR ?

[Reply]

Opine e entre na discussão