Sem Censura

Os donos do Recife. Na coluna do meio-dia, por Ricardo Antunes. Confira agora!

Os donos do Recife. Na coluna do meio-dia, por Ricardo Antunes. Confira agora!

16/04/2012 12:06

Com a geração de fatos novos a cada semana, a disputa interna no PT de Recife monopoliza a cobertura jornalística, antecipando o clima de campanha e incensando apenas um lado, já que os dois ou três pré-candidatos representam as forças governistas, mesmo que João da Costa saia perdedor no racha.

A oposição, ou as oposições fragmentadas, continuam perdidas assistindo a tudo passivamente. Todo o trabalho que se fez na Câmara Municipal nos últimos anos parece ter sido jogado por água abaixo, pois a fragilização do prefeito fica em segundo plano diante da onipresença do PT na mídia.

Os maldosos, sempre eles, ficam dizendo por aí que a Moura Dubeaux, o Grupo Queiroz Galvão, e os empresários Antonio Lavareda e Janguiê Diniz estão perdendo espaço e podem perder o título de donos da cidade para o Partido dos Trabalhadores.

Até que faz sentido, né não?



Ocupe Estelita cresce na rede

A medida do sucesso do movimento contra o projeto Novo Recife, no Cais José Estelita, por enquanto se resume às redes sociais e à repercussão nos blogs. Ontem, na manifestação no local, o secretário estadual de meio ambiente, Sérgio Xavier, foi um dos poucos políticos a marcar presença.

Se o movimento sair da rede, a adesão dos políticos deve aumentar.

Os empreendedores reagem dizendo que o projeto não é somente um paredão de prédios, mas conterá ciclovias e área verde. Essa estória a gente sabe onde começa e onde termina.

Lembra a polêmica sobre o Parque Dona Lindu, quando a prefeitura prometeu fazer jus ao nome de parque, e hoje o que se vê é, na verdade, uma praça de eventos com teatro e galeria.



Mensalão pode ficar impune

Com a volta de Lula à cena, é cada vez mais certo que o julgamento do mensalão pelo STF vai ficar mesmo para o ano que vem, sob o argumento de que o trabalho dos magistrados pode ser prejudicado em ano eleitoral.

O que pode ser prejudicado em ano eleitoral, o verdadeiro temor dos petistas, é o desempenho do partido governista nas eleições municipais. O jogo pesado do PT não admite riscos.

Pena é que o STF demonstre, caso venha a acatar a vontade dos donos do poder, a submissão à ingerência partidária, ao invés de cumprir com a soberania que lhe seria cabida. O julgamento do escândalo do mensalão, depois de sete anos, é uma obrigação que o Poder Judiciário brasileiro continua empurrando com a barriga.



Pernambuco é um dos Estados mais corruptos do Brasil

A constatação foi feita pelo TCE ao verificar que 25 dos 184 municípios do Estado estão com graves problemas na prestação de contas. As irregularidades vão desde o pagamento de funcionários fantasmas até mesmo superfaturamento, nepotismo e enriquecimento ilícito.

Para a gestão moderna do Governador Eduardo Campos, não deixa de ser uma notícia preocupante e que não combina com o projeto político que ele “vende” lá fora.

O tema foi exposto pelo Fantástico, ontem, na Rede Globo de Televisão.



Fora de cena

O Senador Armando Monteiro Neto ficou muito irritado com as declarações do vice-governador João Lyra Neto (PDT), detonando o seu aliado Zé Queiroz, Prefeito de Caruaru.

Um sinal claro que Eduardo Campos não o quer no jogo de 2014

Opine e entre na discussão