Política

Senador Humberto Costa é sorteado relator do caso Demóstenes

Senador Humberto Costa é sorteado relator do caso Demóstenes

12/04/2012 18:29

Do Brasil 247

O senador pernambucano Humberto Costa (PT) relatará o processo de cassação do colega Demóstenes Torres (ex-DEM). O parlamentar petista foi selecionado através de sorteio na Comissão de Ética do Senado na manhã desta quinta-feira (12). Cinco outros parlamentares foram escolhidos pelo mesmo processo antes do ex-lider do PT na Casa Alta, mas recusaram a missão. A representação que será relatada por Humberto foi aberta pelo PSOL para investigar o envolvimento de Demóstenes com o empresário de jogos ilícitos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Os senadores Lobão Filho (PMDB-), Gim Argello (PTB-DF), Ciro Nogueira (PP-PI), Romero Jucá (PMDB-RR), Renan Calheiros (PMDB-AL) foram sorteados e se negaram em assumir o caso. “Já que ninguém quer ser relator, quem quer ser presidente?”, chegou a brincar o novo presidente eleito do conselho, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), devido à dificuldade de escolha de um relator para o caso.

Valadares ocupava o cargo interinamente devido à recusa do senador Jaime Campos (DEM-MT) de levar adiante o requerimento do PSOL para investigar Demóstenes. Originalmente, o cargo pertencia ao PMDB por ter a maior bancada na Casa, no entanto, vários senadores consultados pela liderança do partido recusaram a função.

O ex-presidente do conselho, antes do início da eleição como já havia manifestado anteriormente, declarou-se impedido de participar da escolha do relator do caso por ser do mesmo partido de Demóstenes, o Democratas.

Opine e entre na discussão